quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Uma lição sobre conhecimento


Sempre estudei em escola pública, e quando eu estava no segundo ano do fundamental saí do bairro onde morava e fui para outro muito mais distante. Na minha antiga escola, o ensino era bom, eu consegui desenvolver minhas atividades normalmente, mas com a mudança, muitas coisas pioraram. Entrei em uma escola também pública, e tive um professor que não me ensinou nada durante quase dois anos. Ele nos mandava COPIAR muitas páginas lições de livros e nos falava muito sobre religião. Ele insistia em dizer que nós precisávamos conversar com Deus, e no fim das aulas, nos ensinava a rezar. Eu tinha sete ou oito anos, e em certas ocasiões gostava de "não estudar" pois poderia convesar horas e horas com meus amigos de classe. Um bom tempo depois, pude perceber que perdi muito tempo. 

Iniciei o quarto ano em uma escola diferente. Muito melhor do que a antiga, lá sim, eu tive uma professora. Talvez uma das melhores que já tive na vida!
Todos na minha classe estavam no mesmo "nível" de conhecimento, coseguiam acompanhar bem a matéria, mas eu não. Tive dificuldades, principalmente em matemática. Dificuldades que me acompanharam até a oitava série, dificuldades que talvez até hoje estjam comigo, lá no fundinho. Eu me esforcei muito, estudava quase todos os dias e fazia lições extras. No fim, consegui passar de ano. Com notas bem abaixo  da média da minha classe, mas com muito esforço. 

Nada disso teria sido possível se eu não tivesse encontrado uma professora tão boa quanto a minha querida Lurdinha. Ela me ensinou muito, mas me deu algo muito mais importante:Confiança. Ela confiou em mim porque sabia das minhas dificuldades. Não só em mim, mas em todos os alunos que passaram por ela. 

Hoje eu cheguei ao ensino superior por mérito, e não aprendi tudo o que eu gostaria de saber. Vou continuar aprendendo pelo resto da vida e por muitos anos. Eu tive sorte, pois infelizmente essa é a realidade de muitas crianças e adolescentes pelo Brasil a fora. Tive a oportunidade de melhorar, de estudar e de crescer. Mas fico pensando, quantas crianças estão perdendo as vidas e a infância fora da escola? E o que acontece com aquelas outras que vão a escola e não aprendem? Por que o ensino público é tão precario? Por que os professores sofrem tanto com os baixos salários e as pessímas condições de trabalho? Por que passar uma criança de ano sendo que ela não sabe o básico? 


Governantes, lembrem-se: Essa criança é o futuro do país. Assim como eu. Essa criança precisa de estrutura escolar. Não de uma instituição que a faça PASSAR pela escola. Não adianta investir só em ensino superior, dando milhares de bolsas para faculdades. Vocês precisam olhar pelos pequenos também.
Infelizmente, tempo não se recupera.

Termino com uma frase que escutei de um jornalista em uma palestra:
"Estamos rezando a missa de sétimo dia da educação..." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário